quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

33 anos de existência sua primeira formatura

Com 33 anos de existência sua primeira formatura

A Escola Joaquim Clementino da Silva Freire, com 33 anos de existência, neste ano de sua história foi edificada a sua primeira formatura do 5º ano, sabendo-se que tivemos vários obstáculos durante essa gestão, obtendo nosso terceiro ano a frente da escola, graças ao nosso bom Deus, podendo realizar nossos sonhos, dos pais dos alunos e de nossos alunos, preparamos a formatura dos alunos de acordo como manda o figurino, tivemos aula da saudade, missa em ação de graça pela turma dos formandos e no dia 09 de dezembro de 2011, aconteceu à grande formatura tão esperada pelos pais dos formandos, por nós da gestão e por parte dos homenageados, os nossos concluintes, tivemos na festa de formatura várias presenças, como a do nosso prefeito João Bosco Carneiro Júnior e nossa primeira dama do município Raquel, tendo entre outras presenças do secretário de educação do município o senhor Marcus Alves pedrosa e sua esposa Mônica Alves pedrosa, sendo madrinhas dos formandos a senhora Neli Carloto, Maria do Socorro e as pedagogas Alisgardênia e Dânia Suely Pontes.
Os pais dos formandos nos agradeceram bastante pela iniciativa de nossa gestão ser a pioneira durante 33 anos de existência de nossa escola, que não fique só nesta, que abram as portas para outras formaturas, se não for mais à nossa gestão, que sejam em outras gestões vindouras.
Por isso e outra agradece a gestão da escola em nome de todos, os funcionários, os professores, os secretários, os adjuntos e os demais em geral.























































quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Projeto Arte na Escola



Projeto Arte na Escola

             E.M.E.F Joaquim Clementino da Silva Freire



Apresentação

Na arte as pessoas expressam sentimentos, gostos, valores, pensamentos e outros diversos sentimentos. Elas despertam sua imaginação e as expressam das mais variadas formas. Na música, na dança, no esporte, na escrita, nos trabalhos manuais, etc. Tudo isso são formas de extravasar sentimentos, emoções.
O Projeto arte na escola foi realizado na E.M.E.F. Joaquim Clementino da Silva Freire, que está localizada na Rua Joaquim José do Vale na cidade de Alagoa Grande, o mesmo tem o intuito de desenvolver, ou de fazer as crianças perceberem ou desenvolverem habilidades artísticas, coordenação motora, paciência, atenção e o gosto por trabalhos manuais.
A escola é um espaço muito amplo, nós que fazemos parte dela não podemos deixar que seja um espaço só de leitura e escrita, precisamos trabalhar nos alunos, as demais habilidades que eles possuem.




Justificativa

Este projeto tem como foco principal propiciar ao alunado uma aula diferente, um momento em que possam expressar sua criatividade, desenvolver a coordenação motora, conhecer os tons das cores, as misturas e combinação dos tons. Também propiciar que os alunos passem mais tempo na escola desenvolvendo outras atividades além da leitura e escrita, que é uma das ações do PDE da escola.

             O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na historia, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distinguir sentimentos sensações idéias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais.Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade afetiva e seus conceitos e se posicione criticamente. (PCN, p.61).


          Sabemos que existem diversas formas de expressões e que o desenho e a pintura fazem parte dessa diversidade.  Através da visual como das demais percebemos formas visuais que freqüentemente se relacionam entre os elementos que as compõem, como ponto, linha, cor, luz, movimento e ritmo. As imagens dão origens à formação de códigos que vivem em constantes transformações.
                                                                        
                 A educação em arte visual requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e experiências relacionadas aos materiais, as técnicas e as formas visuais de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal. ( PCN,p.61).


 A escola precisa possibilitar aos alunos transformarem seus conhecimentos em arte, de modo que possam aprender, criar e desenvolver-se nessa área .


Objetivo Geral

Ø    Incentivar o aluno a desenvolver aptidões, competências e habilidades artísticas.


Objetivos Específicos

Ø   Desenvolver a coordenação motora e o gosto por pinturas.
Ø   Estimular a percepção do aluno em relação às combinações das cores.
Ø   Favorecer a percepção e apropriação das habilidades artísticas.
Ø   Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.



Metodologia:

Sentimos a necessidade de trabalharmos arte na escola pelo fato de percebermos que poderíamos fazer um projeto com atividades diferenciadas, tendo em vista desenvolver nos alunos o interesse pelos estudos de forma atrativa e dinâmica.
Colocamos arte nas ações do PDE por sentirmos a necessidade de trabalharmos as habilidades dos alunos além da leitura e da escrita.
Iniciamos fazendo uma ficha de inscrição com quem quisesse participar, com quem tivesse tempo disponível no horário oposto. E escolha do curso.


Ficha de Inscrição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Clementino da S. Freire

      Cursos: (x) Pintura (  ) Crochê  (  ) Ponto de Cruz

       Nome: Rafaela Rodrigues Santos

       Horário: 09:00 às 11:00 Horas

        Turno: Manhã



A maioria dos alunos  escolheu pintura. Iniciamos com aulas teóricas, depois as práticas. As aulas foram dadas sendo duas turmas pela manhã e duas à tarde de13 de julho a ­­02 dezembro de 2010.
Este ano no dia 24 de novembro enviamos convites para os pais, alunos, pessoas da comunidade, escolas, etc. Fizemos a exposição dos trabalhos, a entrega de certificados e oficinas de crochê, ponto de cruz e pintura. Houve boa participação dos alunos, alguns participaram das três oficinas.
Foram nos visitar pessoas da comunidade, pais, alunos, ex alunos. Também foram ver a exposição e nos prestigiar professores e alunos do turno da manhã da Escola Josué Gomes da Silveira.


Cronograma

Aula de pintura




Segunda-Feira


Quinta-Feira


Manhã


Tarde


Período

13 de Julho a 02 de Dezembro de 2010


Aula de Crochê e ponto de cruz



Segundas


Quartas


Manhã


Tarde


Período

24 de novembro a 05 de Dezembro de 2011



Fotos das Aulas de pintura



























Fotos da Exposição

















        





Fotos das Oficinas















      
Referência bibliográfica
B8 23p Brasil Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: arte / secretaria de Educação Fundamental. – Brasília MEC/SEF. 19997. 130p.
1.    Parâmetros curriculares nacionais. 2 arte: Ensino de primeira á quarta série. I Título.




Participaram da elaboração e do desenvolvimento do projeto:

Maria Rosélia do Nascimento Ferreira
Vera Lúcia Laurentino da Silva
Maria Madalena da Silva Ferreira
Maria Solange B. de A. Costa
Valdenir Evangeslista Marques

Colaboradora:
Iêda Rodrigues Lemos de Araújo

Uma das minhas atividades é ensinar o que sei, por isso criei esse projeto arte na escola, minha alegria é saber que pessoas se inspiram e agregam conhecimento com meus singelos trabalhos, como um  dia inspirei-me em outras pessoas. Obrigado pela atenção, bom aprendizado.
                                 Por: Maria Rosélia do Nascimento Ferreira